Vou para a escola de ônibus. No horário em que eu estudo, as conduções estão lotadas. Bom, quando eu entro no ônibus ainda existem alguns lugares vazios. Mas, caro leitor, você deve saber que em determinado ponto do percurso, alcança-se aquele local. Você quer pôr os fones de ouvido, fechar os olhos, fingir-se de morto, porque sabe que, a partir dali, a coisa fica feia.
O número de pessoas que entram é inversamente proporcional ao número de pessoas que saem. Aquele pedaço grande de metal com quatro rodas começa a se transformar numa lata de sardinha. Você pode estar até suando com o calor, mas ao menos está sentado e - na medida do possível - confortável. Até que... uma idosa entra no ônibus. Todos a ignoram, e ela, já debilitada devido à sua idade, vai se espremendo entre aquele monte de passageiros. Eu gostaria de ser mais uma a ignorá-la e permanecer ali, sentada, até o meu destino, mas não consigo. Com todo sacrifício, gentilmente toco os ombros daquela idosa e pergunto: "A senhora quer sentar?".
Pesquisando num dicionário, encontrei as seguintes definições para a palavra sacrifício:
1 - Oferta de algo muito valioso a outrém;
2 - Abandonar; renunciar;
Existe algo mais precioso e importante na vida de um pai ou mãe que o seu filho? Na passagem de Gênesis 22: 1-14, Deus diz à Abraão:
Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi." (versículo 2, ênfase da autora)
Deus sabia que não havia nada mais custoso para Abraão que sacrificar seu filho. Isaque era especial; era fruto de uma promessa.
E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava atrás dele. E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres." (Gênesis 18:10-11)
O nascimento de Isaque era física, biológica e geneticamente impossível, mas Deus operou um milagre. Imagine, então, quão difícil foi para Abraão olhar para o rosto de seu filho, a personificação deste milagre, e ouví-lo dizer:
"Meu pai! Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?" (Gênesis 22:7)
Abraão sabia onde estava o cordeiro. Abraão sabia quem era o cordeiro. Abraão testemunhou o primeiro choro, os primeiros passos e as primeiras palavras desse cordeiro. Aquele que seria conhecido por inúmeras gerações como "Pai da Fé" estava angustiado e com a alma dolorida, mas prosseguiu até o fim.
E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos. E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha. E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho; Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho. Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho." (Gênesis 22:8-13, ênfase da autora)
Deus estava provando Abraão, que contrariou sua própria vontade e obedeceu. A obediência e fidelidade trouxeram a aprovação.
Muitas vezes, nossas vontades não condizem com as vontades do Senhor. Levíticos 22:29 diz: "E, quando sacrificardes sacrifício de louvores ao Senhor, o sacrificareis de vossa vontade." Precisamos, portanto, abrir mão dos nossos planos, desejos e sonhos, renunciá-los e sujeitá-los à vontade do Pai, transferindo para Ele todo o controle. Ao fazer isto, damos uma prova de amor a Deus.
"Deus não poupou seu filho. Portanto, ofereçamos sempre, por ele, a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome." (Hebreus 13:15)
Assim que puxei a cigarra, dando o sinal e já me preparando para descer, aquela senhora me olhou de uma maneira muito especial e disse: "Muito obrigada, querida. Boa aula pra você." Essas palavras mudaram o meu dia e estamparam um sorriso no meu rosto. Agora, tente imaginar sua alegria ao ouvir da boca do Senhor: "Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor." (Mateus 25:21)
Texto escrito em 2012.